De acordo com o Relatório de Economia Bancária de 2021, divulgado hoje (06), pelo Banco Central (BC), a concentração bancária caiu no ano passado. No ano anterior, os cinco maiores bancos do país, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, detinham 76,6% dos ativos totais do segmento bancário comercial. No final de 2020, esse percentual era 77,6%.
Nesta última edição, o Relatório de Economia Bancária passa a adotar a razão de concentração dos quatro maiores bancos no lugar dos cinco maiores. No entanto, os dados dos cinco maiores foram divulgados para a comparabilidade com as edições anteriores do relatório. Os cinco maiores bancos eram responsáveis por 77,4% dos depósitos no final do ano passado, contra 79,1%, em 2020. No caso do crédito, esse grupo respondeu por 81,4% do total das operações em 2021, contra 81,8% do ano anterior.
“O relatório mostra continuidade da redução da concentração no SFN [Sistema Financeiro Nacional] em 2021, processo que vem ocorrendo nos últimos anos, e elevação do grau de concorrência, não apenas no segmento bancário, como também no cooperativo e não bancário”, diz o Banco Central. “A queda da concentração é observada em todos os agregados contábeis e, de forma mais intensa, nos depósitos totais”, complementa.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.