Orquestra Afrosinfônica. Filipe Cartaxo.

A abertura da 7ª Edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho — Flipelô, na noite do dia 9 de agosto, será marcada pelo som da Orquestra Afrosinfônica, comandada pelo maestro Ubiratan Marques, e pela voz de Danilo Caymmi. O concerto, com arranjos especialmente compostos, será um tributo à Mãe Stella de Oxóssi, que é a figura homenageada na edição 2023 da Flipelô.

“O concerto foi todo construído e pensado nela e em toda a ancestralidade da música africana, a mãe de toda a música brasileira”, afirma Ubiratan. “Vamos abrir com um xirê para Mãe Stella. Depois vamos passear por um repertório com canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi e outros músicos brasileiros, fazendo a ligação com as obras de Jorge Amado e com Mãe Stella. Isso tudo está realizado. É tudo ancestral”, completa.

Quanto ao convite a Danilo Caymmi, o maestro ressalta que este encontro era um desejo antigo. “A Orquestra Afrosinfônica tem como missão cuidar da música afro-brasileira. Danilo carrega uma história, e é membro de uma família que inspira a todos a nós. Sempre queria esse encontro e agora temos a chance de realizá-lo na abertura da Flipelô 2023. Será um encontro muito representativo. É uma soma”, diz entusiasmado.

Danilo Caymmi. Foto: Demian Jacob.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.