
Cerca de 180 cardeais reunidos na 5ª Congregação Geral no Vaticano definiram, nesta segunda-feira (28), que o Conclave – votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa – vai começar no dia 07 de maio. Os purpurados eleitores ficarão isolados do resto do mundo dentro da Capela Sistina até a fumaça branca e o “Habemus Papam”, marcar a escolha do novo Papa. O início do processo acontecerá com a missa, “pro eligendo Pontifice”, a celebração eucarística presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, que convidará os irmãos a se dirigirem à Sistina.
Vale ressaltar, que é necessário uma maioria qualificada de dois terços para eleger o novo pontífice. Ao fim da votação, a ordem dos Cardeais diáconos convocará o mestre das Celebrações Litúrgicas e o secretário do Colégio Cardinalício e vão perguntar ao recém-eleito se ele aceita a eleição canônica. Após a aceitação, as cédulas são queimadas, de modo que a clássica fumaça branca poderá ser vista da Praça de São Pedro.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify