Entre os dias 19 e 22 de setembro, a Conferência da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (Confam) chega à capital baiana para realizar sua primeira edição na Bahia. O evento, organizado para mulheres de negócios, é um dos principais do país e trará o tema “Empoderamento Feminino e o Fortalecimento das Instituições com uma Perspectiva de Gênero”, fomentando para a discussão das questões de gênero e equidade.
A programação vai contar com painéis de relevância econômica e social, em quatro momentos pricipais de discussão. O primeiro, vai focar em empreendedorismo feminino, com a presença de especialistas da BPW – organização nacional que se destaca por seu papel fundamental na promoção da igualdade de cargos e salários entre homens e mulheres – e profissionais locais da Bahia, que vão apresentar estratégias para negócios usando o Google e o LinkedIn.
Já o segundo painel, vai tratar do tráfico humano, com a apresentação de Kelly Tallon Franklin, associada da BPW Canadá e líder da Força Tarefa sobre o tema na BPW International. Enquanto isso, o terceiro painel trará uma visão de estratégias e parcerias para as BPW’s locais com possibilidades de conexão para quem não é associada. O último painel vai abordar a Lei Maria da Penha, com condução de Andremara Santos, juíza do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
O encontro visa proporcionar oportunidades de networking entre mulheres de negócios e fomentar o empreendedorismo feminino baiano, proporcionando um ecossistema de visibilidade, negócios e conexão com mulheres nacionais e internacionais. “Não é um evento apenas para enriquecer conhecimento, mas com um propósito maior da nossa missão que é de sermos reconhecidas como um celeiro de lideranças femininas, independente de raças e credos, sim, mas proporcionando trocas que nos aprimorem como ser humano”, conta Ali Lubascher, presidente da BPW Brasil.
Para além das conversas, estará também acontecendo uma campanha de doação de órgãos, tecidos, leite materno e cabelos, que ocorre de 26 de agosto a 26 de setembro, destacando a importância da solidariedade e do altruísmo nas comunidades. A última edição promoveu uma gincana para a coleta de cabelo que resultou em 33 quilos de doações, iniciativa que começou em Curitiba, no Paraná, através da Associação Amigas da Mama.
“A Confam 2024 promete não apenas ser um evento, mas um movimento de transformação, onde ideias se tornam ações concretas, e onde as mulheres se unem para construir um futuro melhor. Salvador e nós, que estamos em outros estados, aguardamos ansiosamente por este encontro que não só valoriza o empoderamento feminino, mas também engaja instituições e a sociedade em uma perspectiva de gênero inclusiva e inovadora”, afirma Lubascher.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify