A Polícia Federal (PF) informou que a confecção de novos passaportes está suspensa desde o dia 1º de dezembro por falta de verba e não há previsão de retomada. Segundo o levantamento do órgão, 108.701 pessoas aguardam na fila para a emissão do documento. Os dados correspondem às solicitações feitas até a última quinta-feira (22). No entanto, mesmo sem recursos, o agendamento online e o atendimento nos postos da PF continuam funcionando normalmente.
Atualmente, a Polícia Federal aguarda a validação presidencial de um projeto de lei, aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 15 de dezembro, que libera crédito suplementar de R$ 596,2 milhões para diversos órgãos do Executivo, incluindo para a confecção dos passaportes.
Além do passaporte comum, também são emitidos pela PF passaporte de emergência, para Estrangeiro e Laissez-Passer – um documento de viagem concedido ao estrangeiro portador de documento não reconhecido pelo governo brasileiro ou que não seja válido para o território do Brasil.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.