Mês da Mulher. Foto: Emerson Santos.
Mês da Mulher. Foto: Emerson Santos.

Para celebrar o Mês da Mulher, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) preparou uma programação especial, composta por palestras, oficinas, exibição de filmes, rodas de conversa e ações esportivas. A ação, destinadas a estudantes, professores e gestores, busca estimular o debate e reflexão sobre questões como igualdade de gênero, protagonismo feminino e combate à violência contra a mulher. A agenda de atividades terá início neste domingo (09), com a Corrida e Caminhada Uneb Mulheres, promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), às 6h30, no entorno do campus do Cabula

Também no domingo, a programação irá contar com a roda de conversa “Mulheres soltam o verbo”, que será transmitida pela TV Uneb. Na segunda-feira (10), a sede da SEC e as unidades escolares vão dar início as campanhas visuais e digitais, com cartazes, vídeos e publicações em redes sociais. Serão abordados temas como igualdade de gênero, enfrentamento da violência doméstica, combate ao racismo e valorização das mulheres na sociedade. Já no dia 14 de março, às 9h30, o Auditório da SEC receberá a roda de conversa “Celebração pelo Dia Internacional das Mulheres”, reunindo lideranças femininas do Estado para um debater sobre os avanços, desafios e conquistas das mulheres, com foco no ambiente educacional e corporativo.

No dia 23, 360 estudantes e 18 professores da rede estadual serão levados pelo projeto “Cine oxe” para uma sessão especial do filme “Ainda Estou Aqui”, que retrata a participação das mulheres na ditadura militar. A exibição acontecerá no Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, seguida de um debate sobre o tema. A programação também contempla a ação “Oxe, me respeite nas Ciências”, que promove e incentiva a participação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia e a desconstrução de estereótipos de gênero e o Projeto STEAM+, desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que ampliará a presença das meninas nesses campos, além das áreas de Engenharia, Artes e Matemática.

Equipes multidisciplinares do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap) estarão presentes em unidades escolares vinculadas aos 27 Nucleos Territoriais de Educação (NTEs), realizando oficinas voltadas à saúde mental, autoestima e alimentação saudável. As escolas receberão a visita da “Caravana fala juventudes: para elas”, promovendo debates interativos sobre direitos das mulheres e liderança feminina. Para os educadores da rede estadual e estudantes de licenciatura, a atividade “Formação Gênero e Interseccionalidades na Escola”, parceria da SEC com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), irá proporcionar uma qualificação sobre gênero, interseccionalidade e sexualidades. Na edição de 2025, o projeto será expandida para universidades públicas da Bahia e irá contemplar docentes das escolas atendidas pelo projeto “Oxe, Me Respeite – Nas Escolas”.

Estudantes da rede estadual. Foto: Amanda Chung/SEC
Estudantes da rede estadual. Foto: Amanda Chung/SEC

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify