Celebra-se no dia 08 de março, próxima terça-feira, o Dia Internacional da Mulher. A data é uma forma de olhar para o passado e notar as conquistas e o lugar alcançado, mas sem perder o foco no futuro. Para isso, nada melhor do que incluir notáveis autoras nos livros das estantes. Confira, a seguir, uma lista de quatro leituras de mulheres que, através de suas histórias, contribuem para o debate de equidade de gênero.
O primeiro deles foi lançado em 2002 pela escritora Adriana Barbosa. Trata-se da obra “Preta Potência”, que conta as histórias de inúmeras lutas travadas por milhares de pessoas negras para alcançarem seus sonhos e objetivos. Em seguida, tem-se a obra de Rachel Maia “Meu Caminho até a Cadeira Número 1”. No livro, a autora conta sobre sua trajetória de sucesso e pioneirismo, que a tornou uma das executivas de maior prestígio no Brasil e no mundo.
A terceira obra é da ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama. No livro “Minha História”, ela traz um relato íntimo e singular de uma mulher que desafiou constantemente as expectativas. Por fim, a lista traz o livro de Angela Davis, uma das maiores ativistas do nosso tempo. Em sua autobiografia, a autora traz um retrato das lutas sociais dos EUA durante os anos 1960 e 1970.