No próximo domingo, dia 2 de Julho, terá início, em Salvador, as celebrações em torno do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A data magna é celebrada no estado, que foi a última província a expulsar tropas portuguesas em 1822. Neste ano, haverá uma vasta programação que envolve as cerimônias cívicas e as atividades culturais. As ações são organizadas pela prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e trazem como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”.
A comemoração começa nesta sexta-feira (30), às 7h30, com a saída do Fogo Simbólico, vindo a leste via Recôncavo baiano, e a oeste a partir da cidade de Mata de São João, ambas com destino a Pirajá, na capital baiana. Ainda na sexta, haverá a estreia, às 19h, do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum e Convidados, no palco do Campo Grande.
Te Deum e Pirajá – Entre as atividades de sábado (1º), pela manhã, se destaca a celebração do Te Deum, às 9h, na Igreja da Catedral da Sé, Terreiro de Jesus, com participação do Coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino. Às 10h, ocorre a entrega da Requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho.
Ainda na tarde de sábado, às 16h, acontece a cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá; o hasteamento das bandeiras por autoridades, seguido de execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia, e do acendimento da Pira.
Data magna – No domingo (2), o destaque vai para o cortejo cívico do 2 de Julho, às 9h, com a participação do Museu Vivo na Cidade, Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais e estaduais, grupos populares e concurso de fachadas decoradas no percurso do desfile cívico. Em seguida, ocorre a homenagem aos Heróis da Independência, com uma breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Filarmônicas – No fim da tarde de domingo, no Campo Grande, ocorre o tradicional Encontro de Filarmônicas. Comandado pelo maestro Fred Dantas, o evento ocorre a partir das 17h30, e terá a participação das filarmônicas da Guarda Municipal, João Mendes (Canarana), Lyra dos Artistas (Santo Amaro), Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim), Oficina de Frevos e Dobrados e Bráulio Pimentel (Alagoas).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.