
Na última quarta-feira (2), a Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou o projeto de lei que institui o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music. Com autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), a proposta agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data em questão faz referência ao domingo de carnaval de 1985, momento em que o movimento musical foi lançado — segundo a autora. Além disso, 17 de fevereiro faz alusão ao lançamento da música ‘Fricote’, de Luiz Caldas, considerada o pontapé inicial para o gênero.
A senadora Augusta Brito (PT-CE), relatora da matéria, reforça de o Axé tem um papel importante na valorização da diversidade e no resgate das raízes afro: “Mais do que entretenimento, o gênero expressa valores de resistência, celebração e coletividade, sendo vetor de inclusão social e econômica, sobretudo no estado da Bahia, onde impulsiona a geração de emprego e renda, especialmente durante o ciclo carnavalesco”.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify