
O XX Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (XX CBPM), maior evento da advocacia pública do país, foi aberto na noite de terça-feira (28), no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, em Salvador. A solenidade marcou o início de quatro dias de programação que reúnem cerca de mil participantes de todo o Brasil.
Estiveram presentes o prefeito Bruno Reis, a presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Anne Karole, a presidente da Associação das Procuradoras e Procuradores do Município de Salvador (APMS), Maria Amélia Machado, e a presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, além de outras autoridades do Judiciário baiano e nacional.
A anfitriã, Maria Amélia, usou canções do Axé Music para recepcionar os participantes e destacou o compromisso da categoria com o aprimoramento técnico, a ética e a valorização da advocacia pública. O jurista Fredie Didier conduziu o painel de abertura “Axé Music: a voz da Bahia que conquistou o Brasil”.
Promovido pela APMS e ANPM, com apoio da Procuradoria Geral do Município (PGMS), o congresso tem como tema “Procuradoria Municipal e Governança Pública: inovação, equidade e sustentabilidade no século XXI”. Durante a cerimônia, a ANPM entregou o Prêmio Raimundo Faoro à procuradora Lilian Azevedo, em reconhecimento à sua trajetória.
Entre os destaques nos próximos dias, estão as participações da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — de forma remota — Vera Lúcia Santana, do advogado-geral da União, Jorge Messias, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro, além de desembargadores e procuradores de todo o país.
O evento segue até sexta-feira (31), com painéis sobre inovação, equidade, inteligência artificial e governança, além de uma homenagem especial ao cantor Luiz Caldas, pelos 40 anos da Axé Music.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify