Entre os dias 10 e 13 de setembro, a capital baiana vai receber o 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), no Centro de Convenções de Salvador. Com a expectativa de atrair um público de 5 mil pessoas, o evento é um dos maiores no setor na América Latina, alinhando discussões científicas com a necessidade de tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis.
Com o tema central “O Papel da Patologia Clínica na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde”, o encontro destaca os desafios contemporâneos enfrentados pela saúde pública e privada no pós-pandemia, promovendo discussões científicas alinhadas à urgência de tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis. Além disso, o congresso será palco para discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação na medicina laboratorial.
Fábio Sodré, médico patologista clínico, diretor regional da SBPC/ML e presidente do congresso, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa na identificação de padrões, agilização de exames e otimização de recursos. “Teremos uma grande variedade de palestras sobre IA, abrangendo diversos aspectos para melhorar o atendimento nos laboratórios clínicos”, destaca Sodré. Serão dez salas de aula com palestras simultâneas, workshops e 4.200 m² de área de expositores.
Entre os palestrantes, estará Luiz Cláudio Lemos Correia, mestre em saúde pública pela Johns Hopkins University e pesquisador da Emory University, que vai abordar a utilização racional dos recursos em saúde. A experiência de Luiz com a metodologia Choosing Wisely, que promove o uso adequado dos recursos médicos, promete trazer insights valiosos para os participantes. Outro nome é Alysson Muotri, professor da Universidade de San Diego e especialista em organoides cerebrais, que apresentará suas pesquisas inovadoras que mimetizam o comportamento do cérebro humano em modelos reduzidos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify