Chocolate
Chocolate. Foto: iStock.

Após a vassoura-de-bruxa, doença causada por fungo que devastou os cacaueiros da Bahia no final da década de 80 e levou vários produtores à falência, a produção de cacau no estado precisou se reinventar, priorizando a qualidade ao invés da quantidade. Desde 2017, ano que marcou o salto de qualidade do cacau produzido na região, diversas marcas surgiram no estado, com novas técnicas de plantio e combinações de ingredientes. Conheça 5 marcas baianas de chocolate que fazem sucesso ao redor do país. 

Dengo

Marca aposta em chocolates com alta concentração de cacau. A empresa paga até 245% mais do que o preço do fruto na Bolsa Americana. De acordo com a companhia, além de uma marca de cacau e chocolate, ela é um negócio de impacto social. Eles promovem uma rede de pequenos e médios produtores de cacau e grãos de café de alta qualidade.

Ju Arléo

Fundada por Julianna Torres com o cacau de uma pequena produção familiar, a marca ficou em segundo lugar no concurso da Academy of Chocolate, em Londres, no ano passado. Sua produção é focada em um chocolate 70%, produzido com mel de abelha uruçu, espécie do sul da Bahia.

Natucoa

Com sede em Ilhéus, ela surgiu em 2019 como a marca de chocolates finos da Coopessab. Ela aposta em aspectos visuais e na apresentação dos produtos, com embalagens criativas e diferentes. Seus destaques são a variedade de chocolates e outros itens como cacau em pó, licores e geleias.

Benevides Chocolates

A marca foi fundada por Leilane Benevides em 2018. O cacau utilizado na produção da companhia é comprado diretamente de produtores do sul da Bahia, assim como outros insumos como frutas desidratadas e itens utilizados em seus kits de chocolates. Atualmente, os destaques da marca são o chocolate branco Canjica  Baiana e o chocolate 55% cacau com jaca. 

Var Chocolates

A empresa aposta no chocolate de origem, produzido com cacau fino especial. O cultivo do fruto é realizado na Fazenda Lajedo do Ouro, no sul da Bahia, de forma “Tree to Bar”. A marca oferece chocolates de diversas porcentagens, apresentando diversos tipo de fruto, como o Catongo, Forasteiro Amazônico ou Trinitário.

Chocolate. Foto: Freepik.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.