Formada em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em finanças pela FGV e pós em marketing digital pela ESPM, a executiva soteropolitana Nathalia Garcia teve um longo caminho até se tornar a primeira mulher a assumir o cargo de diretora de marketing do Bradesco, e boa parte desse percurso não foi atuando na área. Com uma carreira que já completou bodas de prata, a executiva começou atuando na indústria de metalmecânica – setor que incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados – onde ela era a única mulher.
Após alguns anos na indústria, Nathalia fez uma mudança radical na sua carreira, quando saiu do chão de fábrica onde conhecia toda a operação end-to-end para começar no segmento financeiro, onde esteve por 20 anos. Nesse período, ela passou pela Citibank, GPS e HSBC Brasil acompanhando as necessidades e desejos dos consumidores, além de, como auditora financeira, entender aspectos como o balanço da empresa, despesas e investimentos.
Todas essas experiências, tanto profissionais quanto acadêmicas, foram fundamentais para que a executiva baiana, em 2020, mudasse novamente sua área de atuação para assumir as áreas de negócios no marketing do Bradesco. “Todas as minhas passagens são superimportantes na construção da profissional que sou. Principalmente essa lateralidade. Toda vez que fui posta em um momento de desafio profissional, ou seja, de ruptura do meus status quo, para ir para outra área, mudar um pouco as habilidades”, disse Nathalia em entrevista ao Meio & Mensagem. Ela também precisou se aprofundar em assuntos do setor, buscando conhecimento na sala de aula, cotidiano e utilizando a tecnologia e a ética profissional como uma ferramenta auxiliadora para essa transição.
No banco, além do seu papel no marketing, ela Nathalia ainda integrou a equipe da Ágora Investimentos – casa de investimentos da Bradesco – como superintendente comercial e estratégia, até assumir como head das operações. Desde 2022, ela à frente da liderança do Marketing e do CRM no Bradesco, onde atualmente atua como diretora de marketing, sendo a primeira mulher na posição e liderando mais de 300 funcionários.
Dentro de todo esse processo, em um mercado onde a maioria dos profissionais são homens, a executiva teve que superar barreiras para conseguir chegar a posições de destaque. “Entrei no mercado quando as mulheres competiam muito, porque eram poucas vagas. Hoje, vejo as mulheres se apoiando. Tendemos a nos apoiar cada vez mais, trocamos muito. São presenças muito fortes em vários segmentos que têm buscado essa multiplicação do fortalecimento, do engajamento da mulher como líder”, explicou.
Para ela, o modelo estrutural da sociedade não está preparado para se relacionar com mulheres em cargos de poder, onde as mesas são majoritariamente femininas. A partir disso, Nathalia conseguiu a desenvolver habilidades para saber lidar com as rejeições e achar meios para ter um espaço onde sua voz fosse ouvida.
“Talvez, o maior sapo que engolimos até hoje é o sapo de as pessoas quererem que sejamos iguais ao homem para poder ter um espaço. Temos tido cada vez mais espaço, porque entendemos que não precisamos ser iguais ao homem. Nos complementamos. Temos habilidades, skills, inteligências completamente diferentes e está tudo bem”, revela.
Além de gerente de marketing do segundo maior banco do país em número de clientes (Banco Central), Nathalia também faz parte do programa Win-Win, da ONU, e lidera o grupo de afinidades “Mulheres”, do Bradesco. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o protagonismo feminino na instituição, estando dentro do programa Aliados pelo Respeito.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify