Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a busca por novos imunizantes segue sendo uma necessidade para conter o quanto antes a pandemia. Uma nova vacina, produzida pela fabricante chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical, apontou, nos estudos de fase 03, uma eficácia de 100% contra casos graves e hospitalização. No que concerne a casos leves e moderados, a eficácia média foi de 84%.
O imunizante, chamado tecnicamente de SCB-2019, obteve esses resultados promissores nos estudos clínicos realizados no Brasil e em países como a Colômbia, África do Sul e Bélgica. Ao todo, foram mais de 30 mil voluntários. A eficácia geral, que considera qualquer nível de gravidade causada pelo novo coronavírus, foi de 67%.
“Isso é importante porque, no geral, as vacinas foram desenvolvidas para mostrar eficácia contra a cepa original. Todos os casos positivos que surgiram ao longo do estudo foram sequenciados e não foi detectado nenhum da cepa original, em nenhum país. Isso mostra que ela foi substituída a nível mundial em apenas um ano”, afirmou a coordenadora dos testes no Brasil, Sue Ann Costa Clemens.