Em um cenário onde a busca pela ancestralidade e as conexões com a natureza se contrapõem ao mundo digital, Wesley Lemos fez nascer a poltrona WURA. O arquiteto e designer, que se destaca nacionalmente, acaba de lançar o móvel, em uma parceria com a Italmóveis. Associando a técnica vernacular trançado de junco – um material sustentável natural, que se une às texturas elegantes de tecidos nobres e ecológicos em um design tangível a ergonomia.
“Trago no meu DNA a permissão de transitar, sem preconceitos, sobre as sabedorias ancestrais e a erudição da minha profissão de designer, com a licença espiritual, respeitando os materiais e as riquezas naturais do nosso planeta”, nos disse Wesley Lemos, sobre seu processo criativo. WURA, significa Ouro em iorubá, e, em tradução livre significa também prosperidade e abundância.
“Nada melhor do que usar este recurso para valorizar famílias e artesões em prol de peças e produtos de design mais naturais, sabendo de onde vem e para onde vai cada peça que crio e isto faz com que eu movimente uma energia afro-indígena que é valorizada em minha arte”, reflete. “O junco é sagrado e tem resistência e flexibilidade assim como nosso povo nordestino”, completa o arquiteto.
A poltrona WURA é a primeira criação de Wesley Lemos para o uso do corpo e assim como Charles Eames e Herman Miller, que criaram peças com dimensões diferentes, o arquiteto apresenta uma família de poltronas com tamanhos P, M e G, democratizando assim o design e a ergonomia tendo preocupação de conforto para cada estatura de pessoa, já que no Brasil há uma diversidade de povos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.