Ismael Carvalho. Foto: Ibsen

O diretor criativo, comunicador e influenciador baiano Ismael Carvalho vem de destacando em meio ao universo da cultura pop por seus conteúdos criativos, como análises e reviews, e por trazer assuntos contemporâneos sem perder a leveza e o swing próprio das boas canções que comenta. Como consequência, várias personalidades brasileiras já reconheceram o trabalho de Ismael.

Suas reflexões críticas e análises musicais já lhe renderam mais de 300 mil visualizações em um único vídeo, como foi o caso do que fez sobre o álbum “Afrodhit” de Iza, que chegou a ser compartilhado e elogiado pela própria cantora. No conteúdo em questão, o comunicador refletiu sobre como a artista, através das músicas do álbum, exalta a cultura negra mesmo quando não traz o tema de forma explícita nas letras.

Ivete Sangalo também notou Ismael, em post que ele fala sobre o DVD “Pode Entrar“, gravado pela artista em 2009. “Se a sua intenção era me fazer emocionar, conseguiu! Tenho orgulho de ter pessoas como você em minha vida. Obrigada pelo seu imenso carinho”, disse Veveta. A cantora Ludmilla também já compartilhou o conteúdo produzido por Ismael, assim como Anitta, que comentou em uma das análises do comunicador sobre a música da carioca e as religiões de matriz africana.

O sucesso de Ismael não se limita somente ao território brasileiro. Yvette Noel-Schure, umas das responsáveis por cuidar da carreira de Beyoncé, passou a segui-lo em um dos seus perfis na rede social após ele publicar uma análise do álbum “Cowboy Carter“, da cantora. Seus conteúdos já somam mais de meio milhão de visualizações, milhares de comentários e compartilhamentos.

A paixão do comunicador pela música começou na infância, mas foi a partir do acesso aos programas de TV que tratavam da música POP que ele desenvolveu a relação com este universo e, hoje, direciona a sua carreira nesta direção. Ismael já participou de coberturas para o Popline, maior portal de música pop do Brasil, e já apresentou o Splash Uol ao lado de Zeca Camargo, levando novidades e informações ao projeto. O comunicador já entrevistou grandes nomes nacionais, como Margareth Menezes, e já trabalhou com diversas marcas, como Bozzano, Devassa, Spotify e Banco BV.

“Meu primeiro desafio foi o Popstories, conteúdo para as redes do Popline onde eu tinha que gravar os resumos das matérias e passar com emoção para o público. No começo eu cheguei a pensar em desistir, mas hoje eu faço isso de olhos fechados, o tempo e a persistência foram fundamentais”, conta Ismael. Em seu canal no YouTube, ele trata de temas como a diferença entre afrobeats e afrobeat e curadorias como lista de artistas baianos para ficar de olho.

A sua voz amplificada na internet nasceu de um momento de forte indignação, após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, gerando uma série de protestos no país. “Aquilo tudo me tocou muito e eu senti uma vontade forte de me posicionar na internet, dividir minha indignação com a morte e com o jeito que as pessoas estavam falando sobre ela”, comenta. A partir disso, Ismael traduz temas delicados para o audiovisual e o combate ao racismo. O fortalecimento da autoestima das pessoas pretas é um recorte fundamental que marca o seu trabalho.

“Desigualdade Racial Na Música Baiana”: esse foi o tema do seu primeiro conteúdo viral. “Foi o meu terceiro vídeo na internet. A repercussão foi enorme, toda comunidade de artistas negros baianos repostou, era algo que a gente queria colocar em evidência. Foi um momento lindo”, relembra o influenciador, que hoje conta com mais de 52 mil seguidores no Instagram e um alcance de mais de 290 mil contas.

Recentemente, recebeu o Prêmio Xica Manicongo, que busca reconhecer e celebrar o trabalho de ativistas e personalidades LGBTQIA+ de Salvador. “Quando eu vi que algo que sou tão apaixonado, estava ajudando outras pessoas, entendi que esse era o meu trabalho. Quando eu vi que marcas e portais estavam me procurando por conta do meu conhecimento e relevância. É esse o meu foco agora: trabalhar, falar de música, continuar a levar minha mensagem e expandir meus conhecimentos com outras pessoas”, conta.

Margareth Menezes e Ismael Carvalho. Foto: Divulgação
Ismael Carvalho e Yvette Noel-Schure. Foto: Roberto Abreu
Luedji Luna, Xênia França, Ismael Carvalho e Larissa Luz. Foto: Divulgação
Ismael Carvalho e Ivete Sangalo. Foto: Divulgação
Ismael Carvalho e Iza. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify