Projeto da Escola de Música e Artes. Foto: Divulgação

Integrando um movimento da Prefeitura de Salvador para revitalizar o bairro do Comércio com renovação de espaços públicos e novas instituições culturais, a capital baiana vai ganhar mais dois novos equipamentos. A Casa de Espetáculos e da Escola de Música e Artes, pertencentes ao complexo Cidade da Música da Bahia, chegam para contribuir para o desenvolvimento cultural soteropolitano.

Vale lembrar que, na última sexta-feira (07), o prefeito Bruno Reis anunciou que a casa será nomeada de “Sala de Espetáculos Letieres Leite“, em homenagem póstuma ao grande maestro criador da Orkestra Rumpillezz, do método Universo Percussivo Baiano (UPB), e do Rumpilezzinho, laboratório musical e socioeducativo voltado para jovens músicos. Letieres, falecido em 2021, foi um dos grandes contribuintes para a valorização da cultura afro-baiana e da sua musicalidade no mundo, fundindo matrizes percussivas do candomblé com o jazz. “Não é só pela sua carreira que Letieres Leite merece essa homenagem. Eu diria que a escola precisa do legado de Letieres para existir. Porque Letieres foi além da sua obra, ele também criou o método de ensino UPB, que é reconhecido internacionalmente e utilizado por várias orquestras e instituições de ensino mundo afora”, conta o prefeito.

Com assinatura do arquiteto baiano Adriano Mascarenhas, à frente do escritório Sotero Arquitetos, o projeto do edifício Escola contará com um total de oito pavimentos e uma expressão que atualiza, em traços contemporâneos, elementos da arquitetura modernista presentes nos edifícios vizinhos, em dois volumes superpostos, num total de oito pavimentos. Já a Casa de Espetáculos é pensada a partir da restauração e travamento estrutural da sua fachada remanescente. No interior, Mascarenhas traz uma arena com estrutura independente de madeira laminada colada apoiada em quatro pilares compostos de até 17m. Nas áreas técnicas e de apoio é utilizada estrutura de concreto armado, preservando as alvenarias originais e mostra um foyer no térreo e sala de espetáculo no piso superior. A previsão é de término das obras no início de 2025.

Projeto da Sala de Espetáculos Letieres Leite e da Escola de Música e Artes. Foto: Divulgação
Projeto da Sala de Espetáculos Letieres Leite e da Escola de Música e Artes. Foto: Divulgação
Letieres Leite. Foto: Vanessa Aragão
Adriano Mascarenhas. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify