Danilo Cajaiba. Foto: Divulgação.

Enquanto comemora uma década de carreira, o arquiteto baiano Danilo Cajaiba, junto ao seu escritório, foi o único que participou das três maiores mostras de arquitetura e decoração da Bahia em 2023. Com isso, assinando projetos na Casa Cor Bahia, Casas Conceito e Conceito Hotéis. Em entrevista ao Anota Bahia, o natural de Feira de Santana, contou um pouco da experiência durante os eventos e as expectativas dos novos passos.

Segundo Danilo, o escritório ganhou boa exposição com os eventos, se tornando um dos melhores no âmbito de decoração e arquitetura da Bahia, apesar de ter estreado esse ano. “Depositaram toda essa credibilidade em um estreante fazer três mostras ao mesmo tempo. Foi realmente um voto de confiança não só no meu talento, mas também na minha competência”, afirma. Em seguida, o arquiteto conta que mesmo com o grande desafio, a preparação resultou em projetos criativos e de destaque nas três mostras.

Para a mostra da Casa Cor, que aconteceu entre julho e setembro, o arquiteto apostou na originalidade em um projeto construído do zero. Foram 66 m² de área construída mais uma grande área externa, totalizando em mais de 100 m² projetados, utilizando elementos em madeira, pedra e decoração minimalista. “Com certeza foi um dos projetos mais complexos, considerando toda a área externa que a gente também desenvolveu, o paisagismo com cascata. Foi um projeto macro e completo”, explica Danilo. Já na Casas Conceito, o escritório planejou um ambiente de Home Theater que não fosse voltado ao cinema, mas sim para a música e relaxamento. Assim, com uma sonorização de alta fidelidade e mobiliário italiano, se destacando pela identidade projetual bem definida.

No Conceito Hotéis, Danilo buscou tratar da “brasilidade”, tema da mostra, com uma outra perspectiva. Desse modo, trazendo referências dos principais nomes do design e arquitetura brasileira ao projeto, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Sérgio Rodrigues. Além disso, o ambiente juntou tais referências com o visual da Baía de Todos os Santos. “O azul e o verde do mar foram o ponto de partida para definição da materialidade que, em harmonia com a madeira, tornou o espaço extremamente aconchegante e sofisticado, premissas importantes em todos os nossos projetos e principalmente para o segmento hoteleiro”, conta o arquiteto. O diferencial do projeto de Danilo foi a busca de um novo meio para expor o tema, mas sem perder o significado. “Foi um projeto muito diferente e autêntico, sendo meu olhar sobre a arquitetura e design brasileiro. Então surpreendeu bastante”, declara.

Por fim, em exclusividade ao Anota Bahia, Danilo revela que o escritório está em expansão para além de Feira de Santana, indo em direção a capital baiana com uma nova sede. “Tudo isso faz parte da nossa ampliação para Salvador e da nova etapa da nossa carreira. Estou vindo de corpo e alma e já estou com projetos sendo executados na capital, Litoral Norte“, expõe o arquiteto.

Casa Cor, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.
Casa Cor, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.
Casa Cor, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.
Casas Conceito, Danilo Cajaiba. Foto: Gabriela Daltro.
Casas Conceito, Danilo Cajaiba. Foto: Gabriela Daltro.
Casas Conceito, Danilo Cajaiba. Foto: Gabriela Daltro.
Conceito Hotéis, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.
Conceito Hotéis, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.
Conceito Hotéis, Danilo Cajaiba. Foto: Tarso Figueira.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter Facebook,  InstagramLinkedIn e Spotify.