Igreja e Convento de São Francisco. Foto: Fábio Marconi/PMS.
Igreja e Convento de São Francisco. Foto: Fábio Marconi/PMS.

A cidade de Salvador foi surpreendida na tarde desta quarta-feira (05) pelo desabamento de parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco, patrimônio localizado no Centro Histórico da capital baiana. Conhecida como a “igreja do teto de ouro”, o espaço foi erguido nos séculos XVII e XVIII e é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A igreja e o convento são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O interior da igreja é composto por azulejos portugueses do século XVIII, representando o nascimento de São Francisco, adornados por talhas de madeira moldadas com ouro em pó, encantando os visitantes pela riqueza dos detalhes preservados ao longo dos séculos, além de ilustrar símbolos típicos do barroco brasileiro, como folhas, pelicanos, flores e anjinhos.

O patrimônio histórico também abriga imagens policromadas de mestres santeios baianos, obras-primas da arte, bem como muito jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal. Os púlpitos e teto são repletos de várias pinturas sacras, além de imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor.

No lado esquerdo da igreja, destacam-se outras imagens devocionais de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora Santana, Santa Luzia e São Domingos, que enriqueciam ainda mais o conjunto artístico do templo, joia da arquitetura barroca brasileira.

Igreja-de-Sao-Francisco-Anota-Bahia
Igreja de São Francisco. Foto: Fábio Marconi.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify