Neste domingo (30), eleitores de doze unidades federativas foram às urnas para votar no próximo governo estadual. Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe tiveram governadores eleitos em segundo turno.
Pernambuco elegeu a primeira governadora mulher do estado com Raquel Lyra (PSDB), que conquistou 58,70% dos votos ante 41,30% de Marília Arraes (SD). A principal meta da tucana é reduzir o número de assassinatos em Pernambuco com mais investimentos em repressão e em prevenção à violência.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu em 59 dos 66 municípios de São Paulo, totalizando 57,2% dos votos válidos, ante 42,98% de Fernado Haddad (PT). Em coletiva, o novo governador disse que vai governar para todos e trazer novas políticas públicas. “Eu tenho certeza que São Paulo pode ajudar muito o Brasil e o Brasil, obviamente, também pode ajudar São Paulo, então este entendimento nós vamos buscar”, disse.
O candidato derrotado ligou para o republicano desejando um bom governo e se colocando à disposição no que puder ajudar. “Eu acredito na democracia, democracia é reconhecimento do resultado e desejar muita sorte para quem ganhou eleição”, afirmou Haddad em coletiva. O petista já está sendo cotado para ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.