“Sou uma das últimas românticas”, revela Ýummi, através do seu perfil, pelas redes sociais. Mas, claro, fomos além, ao conversar com a cantora e compositora, que aos 20 anos de idade surge no cenário musical baiano, mostrando que sua trajetória está apenas começando. Sua história com a música trascende, está no DNA, filha de um músico com uma foliã nata, ela conta que sempre foi apaixonada por Carnaval: “Eu canto desde que me conheço por gente. Sempre estive muito em contato com a música, principalmente com o axé. Tenho filmagens e fotos minhas desde pequeninha com microfone na mão, dando show para os familiares”, relembra ela.
Além de assumir os vocais, ela também se debruça sobre as escritas e compõe canções. “Aos 10 anos comecei a escrever minhas próprias músicas e com o tempo fui aperfeiçoando as minhas composições. Iniciei porque sentia uma necessidade muito forte de colocar no papel as coisas que eu estava vivendo, os sentimentos que eu estava sentindo, as mágoas e as paixões da adolescência”, disse. Apesar de todo esse histórico, Ýummi custou a assumir uma carreira: “Por muito tempo eu tive medo de começar minha carreira, com receio de que não fosse dar certo, que eu não fosse suficiente, mas chegou uma hora que decidi que a vida é muito curta para ter medo de seguir nossos sonhos, e decidi ignorar todas as críticas e todos que não acreditavam em mim”, pontua.
“Então eu tomei coragem e, aos 20 anos, lancei minha primeira música, chamada ‘Quarto de Hotel’. Eu sempre fui muito conectada com o amor e sempre fui uma pessoa muito romântica, idealizava um relacionamento mágico que duraria pra sempre, como nos filmes que eu assistia e nas músicas que eu ouvia, e isso sempre moveu a minha arte”, discorre. Mas como nem tudo são flores, veio o término. “Então eu quis escrever uma música que conversasse com todas as pessoas que também se sentem sozinhas, e só querem alguém que realmente fique, um amor de verdade. Aí uni o pop r&b junto com elementos do forró nordestino e com o violão flamenco, misturando assim o pop com minhas raízes latinas”, enfatiza a artista.
Ouça aqui: