Há duas semanas do começo da competição, a Conmebol anunciou, na manhã desta segunda-feira (31), que a Copa América será realizada no Brasil. Anteriormente, a competição estava prevista para acontecer na Argentina e na Colômbia, mas ambos os países desistiram de sediar o evento visto a dificuldade de controlar a pandemia do Coronavírus. A competição terá início no dia 13 de junho.
A Colômbia foi o primeiro país a renunciar ser sede da competição, pois, além da questão sanitária, vive um momento de instabilidade social, em decorrência dos protestos que acontecem no país, há 40 dias ininterruptos, contra a reforma administrativa que por lá está sendo votada.
A Argentina comunicou à Conmebol, na noite de ontem (30), que o país não teria condição de receber o torneio. Em menos de 24h, ficou decidido que o evento aconteceria no Brasil. Em nota, a entidade esportiva agradeceu o empenho do presidente Jair Bolsonaro e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A Conmebol agradece ao presidente Jair Bolsonaro e a sua equipe, assim como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, disse.