Maria Rita e Elis Regina. Foto: Reprodução.

Após uma grande repercussão nas redes sociais, com opiniões distintas, contra e a favor, o comercial da Volkswagen que usou a imagem das cantoras Elis Regina e Maria Rita, será julgado pelo CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. No vídeo “Gerações”, que celebra os 70 anos da empresa automotiva no Brasil, com ajuda da inteligência artificial, as artistas cantam a icônica canção “Como Nossos Pais”. O filme foi produzido pela agência AlmapBBDO.

A avaliação por parte do Conselho se dará por conta de denúncias de telespectadores que julgaram negativa a reprodução da figura da cantora Elis Regina, que morreu em 1982. Segundo o CONAR, os questionamentos abordam a possível falta de ética no uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial para trazer uma pessoa falecida de volta à vida, como aconteceu na campanha.

O Conselho diz que que o trabalho da agência e da Volkswagen deve ser “examinado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Públicitária, em particular os principais de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”. Geralmente, o prazo de julgamento leva cerca de 45 dias após a abertura da representação.

Veja o vídeo!

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.