Vacina Sputnik V. Foto: Reprodução.

O Consórcio Nordeste terá uma reunião nesta quarta-feira (21) com o Fundo Soberano Russo, que financiou o desenvolvimento da Sputnik, para fechar o cronograma de entrega dos imunizantes contratados. Ao todo, são 39 milhões de doses da vacina russa adquirida pelos estados que fazem parte do consórcio.

A primeira remessa com pouco mais de 1 milhão de doses da Sputnik V deve chegar ao Brasil na sexta-feira (28), através do Aeroporto do Recife. Ressalta-se que a Anvisa autorizou o uso do imunizante em condições controladas. A expectativa dos governadores do Nordeste é de fazer a aplicação das doses em cidades pequenas, para ter uma análise clínica do imunizante.

Vale lembrar também que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil não precisa da vacina da Covaxin e nem da Sputnik, por já ter contratos de doses suficientes para vacinar toda a população adulta até o final do ano. Queiroga ressaltou ainda que o Ministério da Saúde não pode contar com imunizantes que ainda não tenham obtido o aval definitivo ou emergencial da Anvisa. Governadores do Consórcio Nordeste cobraram um posicionamento oficial do Ministério.