Entre janeiro e setembro de 2022, as cotas negociadas por consórcio chegaram a 2,95 milhões, 14,1% a mais que no mesmo período do ano passado, quando a adesão chegou a 2,58 milhões. Os dados são da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac). Em setembro, o número de participantes ativos de consórcios foi o recorde de 9,12 milhões de pessoas, um acréscimo de 9,1%.
Os principais responsáveis por esse crescimento nas vendas são os consórcios de imóveis e automóveis. O segmento imobiliário, que representa 43,4% do mercado de consórcios, entre os meses de janeiro e setembro, teve avanço de 20,5% nas vendas de créditos comercializados, alcançando R$83,3 bilhões. Já os consórcios de veículos, que somam 56% do total, ampliaram as vendas em 15%, para o montante de R$93,2 bilhões.
Para economistas, os consórcios têm crescido porque, diferente do financiamento, o consumidor não vai precisar pagar altos juros. Além de que a subida da taxa básica de juros implica no crescimento do crédito, como aconteceu em 2022, quando a Selic foi para 13,75%.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.