LUCCE Graça. Foto: Reprodução.

Os edifícios sustentáveis reduzem os impactos negativos no clima e no meio ambiente, preservando recursos e melhorando a qualidade de vida dos ocupantes. As fontes de energia limpa ou renováveis em empreendimentos residenciais estão se tornando uma tendência cada vez mais forte, dada à necessidade de investimento em ações para economia dos recursos naturais. Esse é um fato que já pode ser conferido nos novos edifícios na Bahia. Um exemplo é o LUCCE Graça, projeto das construtoras Civil e Bracino Esteve, que une conforto, beleza e soluções inteligentes, e tem como resultado a sustentabilidade e o IPTU Verde.

O LUCCE será o primeiro empreendimento da região a ter placas de energia solar para o abastecimento das áreas comuns. Os benefícios da sua instalação podem ser vistos em um curto espaço de tempo com uma redução substancial dos gastos mensais com energia. Além do estacionamento privativo com infraestrutura para abastecimento de carros elétricos, o residencial também oferece três elevadores inteligentes que apresentam baixo consumo de energia. Com projeto arquitetônico contemporâneo e elegante, assinado por Cássio Santana, e com design de interiores de Márcia Meccia, o residencial de alto padrão valoriza a excelente iluminação natural, tanto nas áreas comuns quanto nos apartamentos, sem falar no uso de sensor de luz e iluminação de LED para o uso mais inteligente do espaço compartilhado entre vizinhos.

Entre as soluções inteligentes que geram economia no valor do condomínio, estão o sistema de filtragem de água, o reuso de água da chuva, o sistema de bombeamento de alta inteligência, duplo acionamento dos vasos sanitários, torneiras com fechamento automático nas áreas compartilhadas e o sistema de infraestrutura para medição de água e gás individual é um destaque à parte.

Segundo Barcino Esteve, sócio-diretor da Barcino Esteve, “até a localização foi escolhida com foco no quesito sustentabilidade, pois oferece diversas prestações de serviços e conveniências, atendendo ao conceito de “walkability”, com acesso a shoppings, escolas, bancos, grandes redes de supermercados, delicatessen, restaurantes, centros médicos e ótimas opções de lazer, que permite aos moradores explorar a região a pé com segurança e praticidade, reduzindo a necessidade do uso de veículos”.

Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022, a fachada do LUCCE apresenta alumínio composto e pele de vidro, permitindo a entrada de luz que ressalta o seu conceito único e define três elementos que os norteiam: inteligente, instigante e elegante.