No último domingo (03), a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) convidou os candidatos a discutirem sobre a herança cultural e social da África no Brasil e os reflexos existentes no país após o período escravocrata seguido da invisibilidade da população negra. Em concordância ao tema, a consultora de relações étnico-raciais, Tainara Ferreira, ofertará um curso online de Letramento Racional, introduzindo o público às principais questões das bases históricas e psicológicas do racismo, nos próximas dias 13 e 27 de novembro. Os ingressos já estão à venda através da plataforma Sympla.
Dividido em duas aulas, o curso reitera a necessidade do uso do diálogo educacional e didático em favor da luta antirracista no país. “Temos um sistema consolidado racista há séculos, que caça e joga à margem toda a população negra. Isso é visto, inclusive, no apagamento da nossa ancestralidade africana, que felizmente foi abordado em um espaço tão importante como o Enem. Para que haja mudança, é necessário existir a reflexão nos pequenos gestos e falas que mantém toda esta máquina que ofende e persegue a negritude, e isso pode ser alcançado pelo letramento racial”, afirma Tainara.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify