A adesão da Ucrânia em sua candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030 foi anunciada nesta quarta-feira (05), por Portugal e Espanha. O comunicado tem como objetivo dar “esperança” e mostrar solidariedade ao país do leste europeu afetado pela guerra com a Rússia. O anúncio foi oficializado pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
“Hoje é um momento inicial em que gostaríamos de apresentar ao mundo esta candidatura europeia”, afirmou Luis Rubiales, presidente da RFEF, em coletiva de imprensa juntamente aos dirigentes da FPF, Fernando Gomes, e da UAF, Andriy Pavelko, na sede da UEFA, localizada na cidade suíça de Nyon.
Além disso, a candidatura conjunta para o campeonato em 2030 faz concorrência com outros países, como é o caso da colaboração entre Egito, Grécia e Arábia Saudita. Também concorrem uma proposta de aliança sul-americana entre Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Após sete meses desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, dezenas de milhares de pessoas foram mortas no conflito, milhões fugiram e cidades foram reduzidas escombros.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.