Na última quinta-feira (20), o dólar chegou no maior valor do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo vendido por R$5,46. A cotação atingiu o número mais alto registrado desde 22 de julho de 2022, quando fechou em R$5,49. A atuação do mercado internacional ajuda a explicar os números.
Após o feriado estadunidense de Juneteenth, celebrado no último dia 19 de junho, as taxas dos títulos do Tesouro do país norte-americano voltaram a subir e os “Treasuries” são considerados os investimentos mais seguros do mundo. Entretanto, juros altos em economias avançadas acabam estimulando o deslocamento de capitais aplicados em mercados emergentes, como o Brasil.
Além disso, a economia interna apresentou instabilidade após as declarações do presidente Lula, na tarde da última quinta-feira. o chefe do executivo nacional cedeu uma entrevista para a rádio cearense Verdinha, onde declarou lamentar a manutenção da taxa Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e também fez críticas a autonomia do Banco Central.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify