Coronavírus. Foto: Reprodução.

As histórias contadas por pacientes que se recuperaram da Covid-19 são preocupantes e trazem relatos de esquecimento, sonolência, fadiga e lapsos de memória. Essas sequelas não acontecem somente em pessoas que sofreram a doença no estágio mais grave. Pacientes com sintomas mais leves e até mesmo os assintomáticos também foram diagnosticados com disfunção cognitiva em algum grau.

É o que mostra o estudo inédito no mundo “O uso do jogo digital MentalPlus”, feito no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), conduzido pela neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin. Os resultados mostram que a recuperação física nem sempre implica na recuperação cognitiva, diz a pesquisadora.

A primeira fase do estudo foi feita com 185 pessoas. Atualmente são 430 pacientes em acompanhamento na pesquisa. Os resultados indicam que em 80% dos participantes da pesquisa, o Coronavírus ocasiona dificuldade de concentração ou atenção, perda de memória ou dificuldade para lembrar-se das coisas, problemas com a compreensão ou entendimento e dificuldades com o julgamento e raciocínio.