O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez, nesta quarta-feira (26), a leitura dos atos de criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de fraude no Grupo Americanas, a manipulação em resultados de jogos de futebol e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Os membros das CPIs serão designados pelos líderes partidários e após as indicações, Lira vai determinar a instalação dos colegiados. As comissões têm poderes semelhantes às autoridades judiciais e podem requisitar documentos e quebrar sigilos através do voto. “A CPI é um instrumento geralmente de minorias. Se ela acontecer, que ela aconteça, mas o que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta”, afirmou o presidente da Câmara.
As inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e as dívidas da ordem de R$ 43 bilhões do Grupo Americanas gerou suspeitas de fraude e está sob investigação. O Ministério Público de Goiás (MPGO) revelou que investigações indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e partidas de campeonatos estaduais também estão sob investigação. Já em relação ao MST, deputados de oposição ao governo tem apontado um aumento de invasões de propriedades privadas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.