Arhur Lira. Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez, nesta quarta-feira (26), a leitura dos atos de criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de fraude no Grupo Americanas, a manipulação em resultados de jogos de futebol e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os membros das CPIs serão designados pelos líderes partidários e após as indicações, Lira vai determinar a instalação dos colegiados. As comissões têm poderes semelhantes às autoridades judiciais e podem requisitar documentos e quebrar sigilos através do voto. “A CPI é um instrumento geralmente de minorias. Se ela acontecer, que ela aconteça, mas o que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta”, afirmou o presidente da Câmara.

As inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e as dívidas da ordem de R$ 43 bilhões do Grupo Americanas gerou suspeitas de fraude e está sob investigação. O Ministério Público de Goiás (MPGO) revelou que investigações indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e partidas de campeonatos estaduais também estão sob investigação. Já em relação ao MST, deputados de oposição ao governo tem apontado um aumento de invasões de propriedades privadas.

Camara-dos-deputados-Anota-Bahia
Câmara dos Deputados. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.