CRCBA. Foto: Divulgação.

No dia 31 de maio, se encerra o prazo para realização da declaração do Imposto de Renda (IR). Com isso, o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) alerta os contribuintes para a necessidade de contratar profissionais registrados para a ação. Vale lembrar, que o Imposto de Renda é uma declaração que deve ser feita por pessoas e empresas à Receita Federal a cada ano.

Com mais de 22.500 profissionais e mais de 3.900 escritórios registrados, a entidade reforça que a escolha de um contador habilitado é vital para a saúde financeira das empresas e que contratar serviços contábeis de indivíduos sem registro podem acarretar sérias ameaças aos negócios.

O CRCBA tem alertado para a presença de leigos e estelionatários na prestação de serviços contábeis na Bahia, e a falta de conhecimento técnico adequado pode resultar em erros graves no registro e na apresentação das finanças, levando a consequências graves e onerosas para as empresas. Além disso, Sérvio Túlio dos Santos Moura, presidente da entidade, conta que falsos profissionais utilizam o número de registro de outras pessoas, não apenas violando as normas éticas da profissão, mas também configurando o crime de estelionato, conforme o Artigo 171 do Código Penal brasileiro.

Pensando nisso, a instituição adotou medidas rigorosas, como solicitações de inativação de empresas com profissionais contábeis irregulares, encaminhadas à Secretaria da Fazenda do Estado, além das denúncias serem reportadas ao Ministério Público. Para consultar os profissionais registrados, basta acessar a plataforma online do CRCBA.

Sérvio Túlio dos Santos Moura. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify