A arquiteta Cristina Chaves chega aos últimos dias de dezembro celebrando um ano de sucesso profissional, com projetos reconhecidos e premiados. Um exemplo disso é a Casa Mandacarú, projetada na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, que ganhou no Prêmio Núcleo Destaque 2023, 1º lugar como categoria “Melhor Residencial – Interiores” e foi premiada também na categoria “Melhor Residencial – Arquitetura”.
A criação, em um terreno de 544m², é totalmente integrada para a área externa, com grandes vãos de pé direito duplo e total fluidez e integração das áreas comuns e de lazer. A transparência, amplitude e leveza traduzem a essência do projeto.
“É uma casa que abraça com tranquilidade o nascer do sol em uma lateral e o pôr do sol na outra. É um projeto totalmente conectado na natureza cercada por árvores naturais da Mata Atlântica. Ao mesmo tempo em que buscamos a poesia natural, procuramos a objetividade, a funcionalidade e praticidade”, nos disse a arquiteta Cristina Chaves. O projeto é definido por linhas retas, eixos e grandes aberturas, ventilação natural e uma distribuição racional dos espaços.
Compõem a casa: o térreo com área de lazer, piscina, varanda, cozinha aberta, home e suíte de hóspedes, na ala superior os quartos e o subsolo com toda a área de serviço e despensa. A residência praticamente não tem paredes, mas grandes vãos para serem integrados com o externo, toda a área de lazer é totalmente ventilada e nascente para receber toda a brisa do mar. Por todos os lados é possível se conectar com a beleza natural – o verde, as flores, as cores, ouvir os pássaros, admirar com tranquilidade o nascer e o pôr do sol.
“A Bahia possui uma alegria e uma intensidade de cores e de luz que fizemos questão de valorizar. Todo o conceito do projeto estimula as sensações e valoriza o acolhimento. A casa possui uma ligação tão forte com o natural que possui o nome de Mandacaru. Nome escolhido com os proprietários em uma de nossas apuradas e profundas entrevistas para criarmos o conceito do projeto”, finalizou Cristina.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.