Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.

De acordo com o estudo “Quanto custa o câncer?”, fruto da parceria entre o Observatório de Oncologia, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE) e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, os gastos com o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS) foram de R$ 4 bilhões em 2022, o que representou 3% dos recursos totais destinados à saúde no país.

Em comparação com 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, os investimentos na área de oncologia cresceram 14%. A pesquisa ainda aponta que o custo médio dos procedimentos de tratamento do câncer —  como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia — aumentou em 400% nos últimos quatro anos.

Entre as justificativas para a alta dos custos estão, em parte, o diagnóstico tardio de alguns tipos de neoplasias, a incorporação de novos medicamentos e o impacto da pandemia no sistema de saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é responsável por cerca de 17% dos óbitos no Brasil, configurando uma média anual de 200 mil mortes.

Imagem ilustrativa. Foto: Getty Images.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.