A dançarina baiana Melissa Figueiredo estreou neste mês no elenco da companhia alemã Sasha Waltz & Guests, uma das mais conceituadas do mundo. Ao lado de outros nove bailarinos, ela está no espetáculo “In C”, disponível no YouTube, que representa um inovador processo de criação artística para o grupo, com obras feitas no ou para o ambiente digital.
Entre Salvador e Berlim, Melissa é formada pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No seu currículo de variados trabalhos, ela é membro-fundadora do Nii Colaboratório, plataforma de artistas e produtores da dança, articulada com os diversos campos da arte, que desenvolve, a partir da capital baiana, ações locais e internacionais de criação, formação, pesquisa e difusão.
Em abril, Mês Internacional da Dança, Nii vai estrear, também pela internet, uma obra de dança audiovisual, intitulada “Estio_DistopiasCoreográficas”, que reúne 12 dançarinos e um músico da Bahia para tratar de futuro, isolamento, precariedade, exaustão esobrevivência.