Márcio Torres e Hamilton Souza. Foto: Reprodução.

Neste 1º de novembro, data em que se celebra os 520 anos da descoberta da Baía de Todos os Santos, os atletas náuticos Márcio Torres e Hamilton Souza iniciaram o projeto ‘Remando em Preservação‘ que percorrerá 1.700 quilômetros. Ambos irão remar, de caiaque, de Salvador até o Rio de Janeiro.

A expectativa é de que a aventura dure 80 dias, com chegada prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2022. “A Lemurian Expeditions nasceu da ideia de a gente poder chegar a lugares incríveis, e nós escolhemos o caiaque por ser um equipamento cargueiro, que nos permite transportar muita coisa e nos dá autonomia para fazer viagens longas e chegar a lugares que pouca gente consegue chegar”, explicou Márcio.

O projeto carrega também a incumbência de realizar, ao longo do trajeto, uma longa investigação sobre as condições ambientais do mar. Para isso, foi firmada uma parceria com a Rebicop, que fornecerá equipamentos de análise e base teórica. O grupo é coordenado pelos professores Olívia Oliveira e Antônio Queiroz, do Instituto de Geociências da UFBA.