Pessoas analisando finanças. Foto: Reprodução.

Trabalhadores com carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13º salário até o próximo dia 30, uma oportunidade para aqueles que buscam iniciar a jornada no mundo dos investimentos. Vale lembrar que muitos desses trabalhadores participaram do Programa de Manutenção de Emprego e Renda, criado pelo governo no ano passado para enfrentar a pandemia de covid-19. 

Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), 9,85 milhões de trabalhadores participaram do programa em 2020 e aproximadamente 2,6 milhões, em 2021, foram firmados quase 23,4 milhões de acordos com base nas medidas. Alguns contratos de trabalho que foram suspensos podem ter o 13º reduzido, com esse cenário é preciso pensar em estratégias para fazer esse dinheiro render. 

O décimo terceiro representa para muitos brasileiros a oportunidade de pagar as dívidas, ou até mesmo comprar o presente de natal, mas ele também pode servir como ponte para os investimentos, é o que afirma Nicolau Eloy da BP Investimentos e sócio da BP Money.

“Engana-se quem acha que para ser um investidor é preciso ter muito dinheiro, os investimentos estão cada vez mais democráticos, acessíveis e vantajosos para os variados perfis de pessoas, gostos e bolsos. Na verdade, só é preciso tomar a decisão e começar a pensar como um investidor, para esse público iniciante precisamos informar que a poupança, o método mais usado no nosso país, tem o retorno muito baixo, atualmente com a Taxa Selic a 7,75%, a caderneta de poupança passou a ter retorno de 0,44% ao mês e de 5,43% ao ano, mas continuará perdendo para a inflação”, explica. 

Há outras opções de investimentos mais rentáveis. “O ideal é que o trabalhador descubra seu perfil de investidor, assim ele encontrará a melhor opção de investimento, a educação financeira neste momento faz toda a diferença tanto para os investidores mais conservadores que buscam segurança e rentabilidade acima da poupança, como para os investidores mais agressivos que aceitam variações negativas de curto prazo para obterem altos retornos no longo prazo”, finaliza.

Os interessados em se tornarem investidores podem entrar em contato com a BP Investimentos para obter mais informações através do (71) 98796-1974.