Evento-Anota-Bahia
Eventos devem obedecer à regra de lotação máxima. Foto: Unsplash.

Após reunião realizada nesta segunda-feira (10) com os secretários estaduais da Saúde, Tereza Paim, e da Casa Civil, Carlos Mello, e o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, o governador Rui Costa (PT) decidiu reduzir para até 3 mil o número máximo de pessoas em eventos na Bahia, incluindo estádios de futebol.

O novo decreto será publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) e substitui o atual, que permite até 5 mil pessoas em eventos e teria validade até o dia 14 de janeiro. De acordo com o governador, dois parâmetros foram determinantes para a decisão: o pré-colapso nas emergências municipais, UPAs, postos de saúde e nas emergências dos hospitais estaduais e a explosão do número de casos ativos da Covid-19.

Os eventos devem obedecer, ainda, à regra de lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. Serão mantidas as obrigatoriedades da comprovação de vacinação contra a Covid-19 e do uso de máscara pelo público e demais participantes dos eventos. Essa exigência se estenderá para bares e restaurantes que, a partir de agora, devem exigir dos clientes o comprovante de vacinação.