A Defensoria Pública da Bahia encaminhou um documento para a Secretaria de Saúde do estado, solicitando que não haja o fechamento dos hospitais de campanha no território baiano, mesmo com a estabilidade dos casos de Covid-19, como aconteceu no ano passado. O ofício é assinado pelos defensores Virdálio da Senna Neto e Daniel Soeiro de Freitas.
“Considerando tal cenário, os assistidos se mostraram temerosos em razão da diminuição de leitos, pois com isso poderá resultar no aumento do índice de ocupação nos hospitais, que é o parâmetro para o fechamento ou abertura do comércio, além de ser um retrocesso no cuidado contra a Covid-19”, diz o documento.
“Caso não seja possível a realização do pedido acima, solicitamos, para fins de contabilização, que os leitos de fácil e rápida reabertura sejam contabilizados no índice de leitos disponíveis, para que não haja uma distorção no índice final de ocupação”, completa. O governo disse que, por ora, não há previsão de fechamento dos hospitais de campanha no estado.