Defensoria Pública do Estado da Bahia. Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) vai atuar no Carnaval 2026 com uma das maiores estruturas já mobilizadas pela instituição durante a festa. Entre os dias 12 e 18 de fevereiro, das 9h às 21h, o Plantão contará com 83 defensoras e defensores públicos e 84 servidoras e servidores, além de 44 equipes itinerantes que circularão pelos circuitos oficiais e áreas estratégicas de Salvador. Ao todo, serão 12 pontos fixos de atendimento espalhados pela cidade.

A atuação abrange demandas relacionadas a violência contra a mulher, racismo, LGBTfobia, trabalho infantil, violações aos direitos de crianças e adolescentes, violência institucional, acessibilidade para pessoas com deficiência, população em situação de rua e direitos dos trabalhadores envolvidos na festa. A estrutura inclui ainda Núcleo de Atendimento Psicossocial e monitoramento por meio de Relatório Digital (BI do Carnaval).

“Ampliamos de forma significativa nossa atuação para garantir que a Defensoria esteja onde a população está. O Carnaval exige uma estrutura robusta do poder público, capaz de assegurar alegria sem violação de direitos humanos”, afirmou a defensora pública-geral do Estado, Camila Canário. O vice-governador Geraldo Júnior também destacou a importância da presença institucional. “Carnaval não combina com racismo nem com violência. A atuação da Defensoria Pública é fundamental para garantir que direitos sejam respeitados em um evento dessa dimensão”, declarou.

Os pontos fixos de atendimento estarão na sede da DPE/BA, no Canela; Pelourinho (Terreiro de Jesus); Ondina (Av. Oceânica, em frente ao antigo ISBA); Casa da Mulher Brasileira; Comitês de Proteção Integral da Criança e do Adolescente no Procon e na Barra; Núcleo de Prisão em Flagrante; Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente; Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/SP); unidades da SPREV em Ondina e Campo Grande; e Cajazeiras (Campo da Pronaica). Segundo a coordenadora-geral do Plantão, Laíssa Rocha, “as itinerâncias permitem respostas rápidas e qualificadas, dentro e fora dos circuitos, evitando subnotificações e assegurando proteção aos públicos mais vulnerabilizados”.

O Carnaval Anota Bahia é um oferecimento do Shopping da Bahia e da ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal).

Defensoria Pública. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify