‘Raízes Líquidas’, por Marlon Gama. Foto: Paola y Renato

O imponente prédio do Colégio Nossa Senhora das Mercês, localizada no Campo Grande, em Salvador, está sediando a CASACOR Bahia 2025, uma das maiores mostras de decoração e arquitetura da América Latina. Nesta edição, mais uma vez, a Dell Anno preparou ambientes exclusivos que se unem à proposta do evento, ‘Semear Sonhos’, com a assinatura de importantes profissionais da Bahia. A marca é referência internacional de móveis planejados, que une arquitetura, moda, arte e design.

Com a visão da designer de interiores Daniela Lopes, o ambiente ‘Living Carmel’ é um convite ao reencontro com elementos do eslo clássico e o morar brasileiro. Setorizado em duas áreas, living e jantar, propõe uma fusão entre a elegância atemporal da arquitetura clássica e a fluidez e despretensão do mobiliário e paisagismo brasileiros, criando uma atmosfera acolhedora, sensorial e sofisticada. O nome faz alusão a poltrona Carmel, lançada no Brasil em celebração ao centenário de nascimento de Sérgio Rodrigues.

O mobiliário combina o DNA contemporâneo com o brasileiro e são assinados por designers como Sergio Rodrigues, Ronald Sasson e Zanine Caldas. A produção incorpora obras de arte, fotografias, tapeçarias, livros e peças de aristas locais — celebrando a diversidade. O forro e estante, em madeira escura, proporcionam contraste e trazem ainda mais requinte para o ambiente. A mistura de madeiras brasileiras somam autenticidade e memória afetiva ao mobiliário.

‘Living Carmel’ de Daniela Lopes. Foto: Paola y Renato
‘Living Carmel’ de Daniela Lopes. Foto: Paola y Renato

O ‘Espaço Philco’, assinado pela Milcent Arquitetura, une memória e contemporaneidade, onde a arquitetura serve como palco para encontros sensíveis entre música, leitura, arte, convivência e tecnologia. O ambiente convida à pausa, ao afeto e ao compartilhamento de experiências culturais, sem forma definida, mas com liberdade total para ser vivida. Ocupando a antiga sala de dança e música do Convento das Mercês, o espaço incorporada a tecnologia da Philco para ampliar a experiência do espaço sem se impor.

Sons, imagens, vozes e histórias se conectam à arquitetura como uma extensão natural da convivência. O teto, traz uma intervenção exclusiva do artista baiano Ronald Lago. Ao redor, obras em curadoria cuidadosamente escolhidas permitem a contemplação das cores, das texturas e das emoções que só a arte consegue evocar.

‘Espaço Philco’, por Milcent Arquitetura. Foto: Paola y Renato
‘Espaço Philco’, por Milcent Arquitetura. Foto: Paola y Renato

Na mostra, a arquiteta Mariana Souza assina a ‘Adega Âmbar’, um espaço sensorial e contemporâneo, pensado para quem valoriza encontros, experiências e bons momentos. Inspirado na tonalidade quente do âmbar, o ambiente combina sofisticação, leveza e um toque autoral. Materiais naturais, texturas marcantes e iluminação pontuada criam uma atmosfera envolvente e charmosa, com identidade e personalidade. Mais do que uma adega, é um lugar de estar, de convívio e de presença, onde arquitetura e sensações se encontram de forma fluida e espontânea.

‘Adega Âmbar’, por Mariana Souza. Foto: Paola y Renato
‘Adega Âmbar’, por Mariana Souza. Foto: Paola y Renato

Marlon Gama, apresenta o espaço ‘Raízes Líquidas’, que nasce do encontro entre o passado e o futuro: uma imersão onde a fluidez da água — elemento central da vida e da espiritualidade — se conecta à memória luso-baiana e à inovação da marca Deca. Inspirado nas formas orgânicas da natureza e na herança das casas coloniais portuguesas na Bahia, o ambiente convida o visitante a redescobrir o ritual de receber de uma forma sustentável e contemporânea.

A fonte e elementos arquitetônicos orgânicos remetem ao movimento dos rios, dos mares, das bicas das casas antigas e à memória afetiva. O projeto é um convite ao habitar consciente: onde o design celebra a terra, a água e as histórias que nos trouxeram até aqui — com a tecnologia como aliada e a sensorialidade como linguagem.

‘Raízes Líquidas’, por Marlon Gama. Foto: Paola y Renato

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify