Os profissionais da educação e os funcionários das instituições de ensino devem ser incluídos como prioridade na segunda fase do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. É o que defende o deputado Eduardo Alencar, que apresentou indicação contendo essa sugestão ao governador Rui Costa.
O parlamentar argumentou que, desde que foram iniciados os protocolos de isolamento social em decorrência da pandemia com a consequente suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino no Brasil, a comunidade escolar em geral, incluído alunos, professores e gestores vêm sofrendo perdas significativas no que se refere à manutenção do processo de ensino e aprendizagem.
“Sobretudo pela carência de políticas públicas que possibilitem, tanto aos professores como aos estudantes, o cumprimento do calendário letivo com adequação ao modelo de educação à distância ou em plataformas digitais”, disse. Ele defendeu a retomada das atividades presenciais, visto que ainda não há uma alternativa eficaz de compensação da carga horária.