Palácio do Congresso Nacional. Foto: Ag. Brasil.

Um mês após a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, o Congresso Nacional irá empossar os 513 deputados e 27 senadores eleitos no pleito do último mês de outubro. Também nesta quarta-feira (1º), serão eleitas as Mesas Diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Os deputados federais serão empossados às 10h e às 16h30 vai acontecer a sessão para eleger a Mesa Diretora, que até agora não há candidaturas oficialmente formalizadas e podem ser feitas até uma hora antes da eleição. Entretanto, o PP já anunciou Arthur Lira como candidato à reeleição, assim como o PSOL informou que vai concorrer com Chico Alencar.

Já no Senado, a posse será às 15h, seguida, por volta de 16h, pela eleição da Mesa para escolha do presidente e demais cargos. Até o momento, dois candidatos disputam oficialmente o cargo: o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD), que já conta com o apoio do PDTPTRede e MDB, e Rogério Marinho (PL), que conta com apoio do PP e do Republicanos.

Entre os empossados no Senado, cinco foram reeleitos: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT); e outros quatro foram nomeados como ministros do governo Lula: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome. Após empossados, os ministros devem retornar às pastas e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa.

Neste ano, a retomada dos trabalhos legislativos contará com reforço na segurança em razão dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, que causaram um prejuízo material para o Congresso Nacional calculado entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões, conforme estimativa do Senado. Somente servidores, autoridades e convidados poderão acessar a Esplanada dos Ministérios, com controle de credenciais feito por servidores dos órgãos responsáveis.

Esplanada dos Ministérios. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.