
Neste domingo (06), o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) vai receber o workshop “Como fazer uma exposição de arte”, conduzido pelo curador e pesquisador Deri Andrade. A atividade, que contará com a participação do arquiteto Matheus Cherem, propõe uma imersão prática no processo de concepção de uma mostra de arte, reunindo experiências de bastidores e troca com o público. Além disso, a iniciativa integra a programação da exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”.
O workshop será dividido em dois momentos: uma visita mediada à exposição, com destaque para o percurso curatorial, e uma oficina em que os participantes serão convidados a discutir e redesenhar espacialidades possíveis para a mostra. “É uma forma de tornar visível o que geralmente acontece por trás das paredes dos museus. A curadoria é também uma prática coletiva, que se constrói com escuta, cuidado e negociação de espaço”, conta Deri.
A oficina marca um momento de fortalecimento das ações públicas da exposição em Salvador, cidade que abriga a maior população negra fora da África e que agora também sedia uma mostra concebida para destacar a produção artística de pessoas negras como parte estruturante da história da arte no Brasil. “Trazer ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’ para Salvador é um marco. A mostra oferece um olhar necessário e abrangente sobre a produção de artistas negros no Brasil, promovendo reflexões sobre representatividade e história”, afirma Júlio Paranaguá, gerente geral do CCBB Salvador.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify