A coluna Business Bahia traz semanalmente, sempre aos domingos, os principais destaques econômicos que permeiam a Bahia e o Brasil. Confira!
Destaques Business Bahia
MADE IN BAHIA – A tradicional coluna no jornal A Tarde teve a participação de Cláudio Carvalho, presidente da Morya.
BYD 1 – Empresa anunciou a compra de fábrica em Camaçari e investimentos de R$ 3 bilhões. Fabricante chinesa irá construir veículos eletrificados no complexo, que terá capacidade para até 300 mil unidades e vai gerar mais de 5 mil empregos.
BYD 2- Presente em mais de 400 cidades e em mais de 70 países em todos os continentes, a expectativa da BYD é transformar a Bahia num centro de desenvolvimento e tecnologia mundial.
NOVONOR – A ex Odebrecht, aceitou proposta da Unipar para comprar a Braskem
Para avançar na negociação companhias ainda precisam do aval dos bancos credores da Novonor.
ACB – A Associação Comercial da Bahia realizará, no dia 17/07 a Cerimônia de Posse da sua Diretoria e do Conselho Superior para o biênio 2023-2025.
FIEB – Carlos Henrique Passos foi escolhido o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. A posse acontecerá até outubro.
REFORMA TRIBUTÁRIA 1 – O plenário da Câmara dos deputados aprovou com larga maioria, em dois turnos, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária.
REFORMA TRIBUTÁRIA 2 – Cinco impostos serão eliminados: IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal), no seu lugar serão criados 2 impostos, o IBS e o CBS. O texto agora irá para o Senado.
JUNIOR ACHIEVMENT– Em celebração aos 18 anos de atuação na Bahia a JA realizou o tradicional encontro “Executivos na Escola”, impactando centena de jovens baianos.
CARF – A Câmara aprovou , em votação simbólica, o projeto de lei que dá à União maior poder de decisão nos julgamentos do Conselho Administrativo Fiscal. O texto agora vai ser analisado no Senado.
MERCADO FINANCEIRO – A aprovação da reforma tributária, ajudou o Ibovespa a fechar a 1ª semana do mês em alta de 0,68%. O dólar, apesar da queda na 6ª feira, também encerrou a semana em alta de 1,56% cotado a R$4,87.
*Por Carlos Falcão, empresário, presidente do Grupo Business Bahia.