A coluna Business Bahia traz semanalmente, sempre aos domingos, os principais destaques econômicos que permeiam a Bahia e o Brasil. Confira!
GACC – Com apoio do Business Bahia, o campeão Rogerio Minotouro participará de um confronto de boxe no dia 5 de abril no Senai Cimatec em prol do GACC. O adversário será o executivo baiano Ricardo Galvão.
CNI – O presidente da FIEB Antônio Ricardo Alban, irá assumir a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em outubro. Dentre os projetos de Alban está priorizar a inovação e interagir com todos os setores e estados.
PETROBRAS – O presidente , Jean Paul Prates, esteve na Bahia essa semana e garantiu o retorno gradativo das atividades na sede administrativa em Salvador e a retomada na produção dos campos terrestres operados pela estatal, a partir de abril.
SALVADOR I – Segundo o SEPEC do Ministério da Fazenda o tempo médio de abertura de empresas em Salvador caiu para seis horas em fevereiro de 2023. A capital baiana ficou no sexto melhor tempo médio para a abertura de empresas entre as capitais brasileiras.
ELETROMIDIA – Uma das maiores empresas de OOH do país irá divulgar os principais conteúdos do Business Bahia nos condomínios residenciais e comerciais do estado.
SALVADOR II – A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, celebrou o resultado positivo do CAGED em janeiro. A capital baiana lidera a geração de empregos no Norte-Nordeste e ocupa o terceiro lugar entre as capitais do Brasil.
MORAIS DE CASTRO -Disputando com diversos players globais e nacionais a empresa baiana recebeu o prêmio de Distribuidor do Ano de 2022 da Oxiteno.
PIB BAIANO – A Secretaria de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), divulgou que o PIB baiano totalizou R$401 bilhões em 2022, um crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior. Destaques positivos para as atividades de Transportes (+5,4%) , Serviços (+5,9%) e Atividades Imobiliárias (+2,1%). Já o setor de comércio teve desempenho negativo, com queda de 0,9%.
COMÉRCIO EXTERIOR – Para promover as relações internacionais na Bahia, a Câmara de Comercio e Cooperação Internacional da ACB promoveu palestra com o tributarista, professor e advogado aduaneiro Fernando Neves que orientou os participantes em temas relevantes sobre o comércio exterior no nosso estado.
CONECTE– A coluna Made in Bahia dessa semana no jornal A Tarde , escrita por Rejane Moreira, destacou o saneamento e a infraestrutura baiana.
SALVADOR 3 – O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que o aniversário de Salvador terá obras e ações com quase R$ 1 bilhão em investimentos.
MARTAGÃO – O Hospital Martagão Gesteira lançou campanha para motivar os baianos a destinarem parte do seu Imposto de Renda (IR) para a instituição. A campanha “Declare seu amor” foi lançada para incentivar a contribuição de 3% do IR na declaração anual, sem gerar qualquer custo para o contribuinte. O projeto “Quarto Fantástico” será o beneficiado em 2023.
ITAPARICA – Em modelo de multipropriedade a área do antigo Club Med, será transformada em um complexo de férias e turismo. Batizado de “Vilage Itaparica”, será o maior empreendimento imobiliário das últimas quatro décadas no município de Vera Cruz.
IMÓVEIS– Acontece até hoje (domingo) o 7o. Feirao de Imóveis da Bahia no Shopping da Bahia. Com mais de 3.000 imóveis em oferta , o evento conta com a participação de diversas incorporadoras e com o apoio da CAIXA.
A TARDE TALKS – O Grupo A Tarde anunciou essa semana o lançamento do AT Talks. O Programa estreará em abril no YouTube e no Portal A Tarde e será comandado por Ildazio Tavares Junior.
FECHAMENTO TEMPORÁRIO – A fabricante de equipamentos de energia eólica Siemens Gamesa anunciou a suspensão temporaria das suas operações em Camaçari. Segundo a empresa , a medida visa ajustar a sua estrutura produtiva para atender às demandas atuais do mercado.
LETS GO – A presidente da ABAF, Mariana Lisboa, é capa da nova edição da revista LetsGo lançada ontem. Em destaque também diversos artigos escritos por membros do Business Bahia.
MERCADO FINANCEIRO – Influenciado pelo cenário exterior o Ibovespa fechou em baixa de 1,58% na semana, a quarta semana consecutiva de recuo do principal índice da Bolsa brasileira. Já dólar, avançou , acumulando alta de 1,2% na semana.
*Por Carlos Falcão, empresário, presidente do Grupo Business Bahia.