Destaques Business Bahia. Foto: Reprodução.

GRUPO OCQ – Um dos maiores players do setor químico da América Latina, informou a compra da Elekeiroz, uma das principais empresas da indústria química nacional. A empresa possui duas unidades no Polo Industrial de Camaçari.

SINGULAR PHARMA – Na coluna Made in Bahia dessa semana no jornal A Tarde, a fundadora da empresa, Edza Brasil, abordou as iniciativas para facilitar o empreendedorismo feminino na sua organização.

ITAIPAVA – Com dívidas de R$ 4.4 bilhões, o grupo Petrópolis, dono das marcas Itaipava, Petra e Crystal, apresentou pedido de Recuperação Judicial , incluindo mais de 30 empresas do grupo inclusive as que atuam na geração e comercialização de energia e no setor agropecuário.

LANÇAMENTO – O empresário e futuro presidente da Associação Comercial , Paulo Cavalcanti, lançará no dia 14/04 , o seu primeiro livro: “E aí? Isso é da minha conta? Reflexões sobre a Consciência Cidadã Participativa Transformadora”.

SALVADOR – A capital baiana comemorou essa semana 474 anos. Dentre as diversas homenagens que marcaram a data festiva, destaque para ordem de serviço das obras do projeto Mané Dendê, maior obra da história a ser realizada pela Prefeitura de Salvador.

HOSPITAL ESPANHOL – O governo do Estado depositou $118,7 milhões para desapropriar o hospital que pertence a Real Sociedade Espanhola.

BNB – O governador Jerónimo Rodrigues revelou que consórcio chinês que irá realizar as obras da ponte Salvador-Itaparica, deverá receber em poucos dias um empréstimo de R$ 3 bilhões do Banco do Nordeste/ BNDES para começar os trabalhos de construção da ponte.

BNB 2 – O baiano José Gomes da Costa, bastante elogiado pela sua gestão, deixou a presidência do Banco. Em seu lugar assume o ex-governador de Pernambuco Paulo Henrique Câmara.

CONTRIBUINTES – Adolfo Menezes, presidente da AL-BA recebeu lideranças empresariais baianas de todos os ramos de atividade econômica. Na pauta está a aprovação do Código de Defesa do Contribuinte, que tramita desde a gestão de seu antecessor.

ARCABOUÇO FISCAL – Cercado de muitas expectativas o novo Arcabouço Fiscal foi apresentado para substituir o Teto de Gastos e traz mudanças importantes nas regras atuais.

ARCABOUÇO FISCAL 2 – Apesar de vários pontos positivos, a nova regra conta com uma elevação da receita, por isso empresários temem que esse aumento vira através da elevação da Carga Tributária ou na criação de novos impostos.

DESEMPREGO – Segundo IBGE a taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro, o indicador cresceu em relação ao trimestre encerrado em novembro (8,1%).

REFINARIA – Em dezembro a Brasil Refinarias, localizada em Simões Filho, deverá iniciar as suas atividades na Bahia. A nova empresa terá como principal atividade a produção de produtos derivados do refino de petróleo, atuando também na exploração e produção de petróleo e gás.

MERCADO FINANCEIRO – O Ibovespa , principal índice da Bolsa brasileira fechou o mês de março com queda de 2,91% no mês e queda de 7,16% no primeiro trimestre de 2023. O dólar também teve desempenho mensal negativo de 3%. No acumulado do ano, recuou mais de 4%.

*Por Carlos Falcão, empresário, presidente do Grupo Business Bahia.

Grupo Business Bahia. Foto: Divulgação.
Grupo Business Bahia. Foto: Divulgação.