A coluna Business Bahia traz semanalmente, sempre aos domingos, os principais destaques econômicos que permeiam a Bahia e o Brasil. Confira!
REFORMA TRIBUTÁRIA – O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, afirmou que a reforma com imposto único aumentará preço dos alimentos. Segundo ele o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) com alíquota de 25% pode fazer preços dos alimentos dispararem.
CODEVASF – O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Marcelo Moreira, revelou que os investimentos no projeto Baixio de Irecê deverão gerar 280 mil empregos em 5 anos.
IFL – O instituto de Formação de Líderes de Salvador promoverá no dia 24/04 palestra com Diogo Costa, CEO do Instituto Millennium. O tema será “Futuros do Liberalismo”.
BAHIA SEM FOME – O programa foi apresentado pelo secretário André Curvelo, para associações do mercado publicitário baiano. O objetivo é ampliar as doações de gêneros alimentícios em todo o estado.
SINICON – Cláudio Medeiros, Presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada, ressaltou as oportunidades do setor para a Bahia na coluna Made in Bahia no jornal A Tarde.
IPCA – O IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,71% em março, abaixo do esperado, após alta de 0,84% no mês anterior. A inflação acumulada nos últimos 12 meses desacelerou e está em 4.65%.
VOEPASS – Os voos nos aeroportos de Barreiras, Lençóis, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso, que eram realizados pela parceria Gol e Voepass, serão mantidos por meio da parceria Latam e Voepass. Também estão previstos novos voos entre Feira de Santana e Valença para Recife.
SEFAZ/BA – Os contribuintes baianos do ICMS, notificados por falta de entrega na Escrituração Fiscal Digital (EFD), poderão regularizar a sua situação até o dia 21 de abril com desconto de até 80% no valor da multa para quem quitar o débito no prazo.
REFORMA TRIBUTÁRIA – A secretaria da Fazenda de Salvador , Giovanna Victer, representará nossa cidade no Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária, constituído pelo Ministério da Fazenda e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
SALVADOR – A capital baiana foi o destino brasileiro mais vendido no ano de 2022, de acordo com divulgação da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta semana, ficando à frente de Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, que ocupam a segunda, terceira e quarta posições respectivamente.
LANÇAMENTO – O vice presidente da Associação Comercial, e virtual presidente a partir de julho, Paulo Cavalcanti, lançou seu primeiro livro, “ E aí? Isso é da minha conta? “ na sede da ACB.
MERCADO FINANCEIRO – O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 5.41% nessa semana impulsionado, principalmente, pelos dados de inflação mais fracos no Brasil e também nos Estados Unidos. Já o dólar teve uma queda semanal de 2.81%.