
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) já iniciou a capacitação e atualização dos vistoriadores para garantir a segurança da maior festa de rua do mundo. Na próxima segunda-feira (17), começa a fiscalização dos trios elétricos e carros de apoio que estarão presentes no Carnaval de Salvador de 2025, e segue até o dia 28 de fevereiro. Aproximadamente 200 veículos estão previstos para desfilar nos circuitos da folia deste ano, que tem como tema os 40 anos do Axé Music e acontece entre os dias 27 de fevereiro de 04 de março.
O Detran irá disponibilizar cerca de 20 vistoriadores, responsáveis pelas inspeções no Parque de Exposições da Bahia, com hora marcada e por demanda. As vistorias acontecem diariamente, sempre das 8h às 17h. A novidade deste ano é a digitalização de todo o processo. “Estamos fazendo essa convocação a todos os proprietários de trios e condutores. A antecipação das vistorias garante mais tempo de ajustes das demandas necessárias e agilizam a emissão da cartilha e do selo. Nossa equipe está preparada para atender e garantir a segurança de baianos e turistas”, destacou Rodrigo Pimentel, diretor geral do departamento.
“Nossa equipe de tecnologia e inovação preparou um aplicativo que vai dar ainda mais agilidade no processo. Cerca de 200 veículos serão vistoriados. É válido ressaltar que o Detran será o primeiro órgão do governo que os veículos vão passar e, caso sejam reprovados, só seguem para a próxima avaliação após o nosso autorizo de que todos os itens exigidos estejam dentro da legislação”, acrescenta Pimentel. “Esse é um trabalho minucioso e fundamental, para garantir a segurança de milhões de foliões e de condutores. Todos esses veículos sofrem adaptações e elas precisam seguir regras e a legislação”, completou Domingos Lemos, perito com mais de 20 anos de experiência no processo de vistoria de trios.
A atuação do Detran se estende aos circuitos, com quatro postos de fiscalização. Além de submeter os motoristas dos trios a testes de alcoolemia, são realizadas blitzes nas ruas da capital baiana para averiguação dos condutores de carros e motocicletas. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar (PM), as equipes são distribuídas nos principais locais da folia para orientação e fiscalização.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify